terça-feira, 1 de novembro de 2011

Começou a Vacinação contra Febre Aftosa

Começou nesta terça-feira (01) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A campanha segue até o dia 30 de novembro e todos os criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a fazer a vacinação e a declaração. A meta é vacinar 1 milhão e 180 mil animais. Para que , o estado conseguir a a classificação de Zona Livre da Aftosa é necessário que todo o rebanho seja vacinado.

Aqui em Campo Alegre a secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio realizará junto com a Secretaria Estadual  de Agricultura uma campanha para promover essa vacinação.

Além de vacinar é necessário declarar, que vacinou, a declaração deve ser feita nesse mesmo período. Para declarar, basta ir ao posto da Adeal, onde o criador tem cadastro, e levar a nota fiscal de compra da vacina. Este ano, o governo do Estado não vai fazer a doação da vacina para quem tem até 10 animais, como ocorria nas campanhas anteriores.

A suspensão é uma recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), validade pelo Comitê Gestor Estadual das Ações de Defesa Agropecuária.

Atualmente, Alagoas está na zona de risco médio para febre aftosa. Essa é a mesma situação para mais seis estados do Nordeste. Na região, apenas Bahia e Sergipe estão na zona livre com vacinação. A meta é vacinar pelo menos 97% do rebanho, que é o mesmo índice atingido em maio deste ano.

O criador que não fizer a vacinação está sujeito a pagar multa no valor de R$ 162,00. Quem vacinar, mas não fizer a declaração, está sujeito à multa de R$ 486,00. Além disso, ele pode ficar com o cadastro bloqueado, assim, não pode vender nem comprar animais, nem os levar para feiras ou exposições agropecuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário