terça-feira, 1 de novembro de 2011

Escola de Campo Alegre ganha Prêmio de Nível Nacional.


A Escola Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães ganhou o prêmio FAÇA PARTE, um prêmio a nível nacional que visa premiar as escolas que realizam algum projeto diferenciado, em Campo Alegre foi a única a ganhar esse prêmio, no estado foram 64 escolas contempladas .

É um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.

Criado em 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.

O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

Objetivos gerais do Selo Escola Solidária
·         Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade;
·         Propiciar a troca de experiências e articulações entre Escolas Solidárias;
·         Divulgar as ações e os projetos de voluntariado educativo desenvolvido pelas Escolas Solidárias;
·         Incentivar a prática do voluntariado educativo;
·         Manter a Rede de Escolas Solidárias.



O Projeto da Escola



Droga... Conhecer para "não vivê-la"!

Educação física e Saúde. 200 alunos participantes.
Participaram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Houve participação de direção, coordenação, professores, pais, funcionários e comunidade.

Como surgiu a ideia?

Surgiu pela necessidade de orientar os nossos alunos que as drogas são ameaças a vida. Sabendo que o ser humano é incluído na sociedade através do conhecimento, da aprendizagem e que a "escola" é participante nesse processo visto que as crianças e os adolescentes passam grande parte de suas vidas na mesma, fez-se necessário o projeto, drogas conhecer para não vivê-la, buscando além do conhecimento específico formar cidadãos conscientes e capazes de superar tal ameaça.
Quais são as principais atividades desenvolvidas e como elas acontecem?
- Debate (relação entre a realidade local frente o consumo de droga, prejuízos causado a saúde); - Exposição de vídeos (mostrar e conscientizar a prática de esporte);
 - Apresentação de peças teatrais retratando a prevenção e os efeitos da droga; - Gerar debates e campanhas de prevenção do combate as drogas na comunidade onde a escola está inserida.
Quais os resultados de aprendizagem e sociais alcançados?
- A orientação para a prevenção do não uso das drogas, ao mesmo tempo, que mostra os efeitos devastadores que as drogas causam no ser humano e as consequências sofridas pela família do indivíduo usuário. - O apoio recebido pela sociedade civil organizada e pela comunidade onde a escola está inserida. - O envolvimento de toda comunidade escolar: alunos, professores, coordenadores, diretores e demais funcionários, assim como, pais e a sociedade com um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário