sábado, 5 de novembro de 2011

Começou a vacinação contra a raiva em todo o Estado de Alagoas.

Vacine seu cão e seu gato, campanha vai de 5 a 11 de novembro.

Para evitar que Alagoas volte a registrar casos de raiva humana transmitida por cães e gatos, cujo último episódio ocorreu em 2003, em Marechal Deodoro, a Secretaria de Estado da Saúde-SESAU prepara mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica, que irá ocorrer de 05 a 11 de novembro.

A raiva é caracterizada por ser uma doença infecciosa aguda, que uma vez instalada é sempre fatal, já que não há tratamento específico para ela. Ela é causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvagens, a exemplo de cães, gatos, macacos, morcegos e do homem.

A transmissão da doença ocorre pela saliva do animal contaminado pelo vírus, por meio de lesão da pele do novo hospedeiro, a exemplo de uma arranhadura, mordida ou lambida do animal doente.

Em todo o mundo, somente três pessoas infectadas pela doença conseguiram sobreviver – um deles foi um rapaz do interior de Pernambuco, em 2008. Em 2010, foram notificados dois casos de raiva humana no Brasil, com a morte dos dois pacientes. Um dos casos ocorreu no Rio Grande do Norte, por ataque de morcego, e outro no Ceará, por ataque de cão.

Por Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário