quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O crescimento desordenado de Campo Alegre





Mesmo a cidade possuindo um plano diretor,  que deveria orientar o crescimento do município,  apresenta um crescimento desordenado, esse crescimento é observado nos quatro cantos da cidade onde há ruas sem saneamento, outras que não possuem abastecimento de água.

A população do município tem crescido bastante, segundo o IBGE a população na última década cresceu  para 50.816, devido a esse fenômeno de crescimento populacional novas ruas foram criadas, na maioria dos casos sem nenhuma condição de infraestrutura para comportar tal crescimento habitacional.

O déficit habitacional é um problema crônico do nosso país, aqui em Campo Alegre não é diferente, pois segundo dados do IBGE a cidade possui 2.421casas de aluguel além de 1.438 domicílios cedidos, o que nos leva a uma conclusão, Campo Alegre precisa de mais casas, com isso gera um crescimento desordenado, pois a população não constrói como determina as regras, nem muito menos o poder público faz as devidas vistorias. Então,  o município cresce com um agravante: não respeitando seu plano diretor.

Com isso tem gerado enormes problemas na infraestrutura da cidade, aliado também a um poder público que não consegue atender a população na demanda em que os problemas vão surgindo, resultado a cidade cresce sem organização.

Isso pode ser observado, pois as administrações municipais não costumam traçar metas que sejam continuadas na próxima gestão.

Logo, o crescimento indisciplinado de Campo Alegre, será o calcanhar de Aquiles da próxima gestão, bem como as áreas prioritárias, seja quem for o próximo gestor, certamente terá muitos problemas com o crescimento da nossa cidade.

Vale ressaltar, que esse problema não é fruto apenas dessa gestão, mas de todas as anteriores que não estabeleceram metas para o futuro. Somado a todos os problemas citados, Campo Alegre ainda possui uma população rural maior que a população urbana, dado este devido ao distrito de Luziápolis ter uma população semelhante a da sede do município, ou seja, o prefeito que se elege para administrar uma cidade acaba administrando duas em uma.


A título de informação:
População residente - Rural  28.655  pessoas
                                                                       
População residente - Urbana
22.161  pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário