sábado, 10 de dezembro de 2011

Câmara de Limoeiro de Anadia debate remoção das árvores da AL-220

Clique no Slide!

O município de Limoeiro de Anadia sediou na manhã desta sexta-feira (9), no fórum da cidade, sessão pública que discutiu o replantio e a posterior remoção das árvores da rodovia AL 220. A iniciativa foi proposta pelo vereador Antônio Alves, Toinho, e contou com a presença do deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB), do prefeito Marlan Ferreira, de representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e da área da educação, de vereadores de Campo Alegre, de familiares de vítimas fatais da AL 220 e da população em geral.
“Essa é a segunda etapa de uma grande discussão. O pontapé inicial foi dado em Arapiraca dia 27 de novembro, em audiência pública requerida pelo vereador Daniel Rocha. O próximo município a debater a questão será Campo Alegre, dia 16 de dezembro, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal e, em seguida São Miguel dos Campos. Para encerrar e encontrarmos uma saída uma grande audiência pública vai acontecer na Casa de Tavares Bastos entre janeiro e fevereiro do próximo ano”, informou o deputado.
Joãozinho Pereira parabenizou o IMA, que enviou representante nas duas primeiras audiências e cobrou a presença do Departamento de Estradas e Rodagens, ausentes nas discussões. “O responsável pela remoção das árvores da AL 220 para um local adequado não é o deputado Joãozinho, não são os legislativos locais, e sim o DER e o IMA. Não podemos responder perguntas que cabem ao DER. Somos responsáveis para fazer o debate, com a adesão da população que vem se conscientizando. Aqueles que não eram a favor da retirada estão percebendo que é fundamental porque estamos falando em 87 vítimas fatais em três anos. Quantas vidas irão embora para que as ações sejam tomadas”, indagou o parlamentar.
De acordo com o deputado, representantes da Usina Porto Rico, responsável pelo plantio das árvores há cerca de 30 anos, já confirmaram presença na audiência de Campo Alegre e que na oportunidade será apresentado levantamento com os possíveis locais sugeridos para o plantio das novas árvores. “Tenho certeza que depois das discussões em Campo Alegre essa questão vai tomar outro rumo e iremos encontrar uma solução. Cada árvore plantada será exemplo, lembrança e o símbolo vivo das vidas que se foram em acidentes com aquelas árvores. O meio ambiente tem que ser colocado em primeiro lugar, sempre. Árvore para mim é vida. Mas onde elas foram plantadas em locais errados, muito próximas da pista, ferindo a legislação”.
O diretor do IMA, Ricardo César, parabenizou a iniciativa e garantiu que a solicitação será analisada de forma técnica após a entrega das atas das audiências públicas. “Ao final dessas audiências, vamos analisar tecnicamente para determos uma posição final quanto à retirada ou não das árvores. Em nossa manifestação irá conter o que a população almeja. Será uma decisão técnica, mas é importante a posição da população. A legislação permite a compensação das árvores, mas envolve um estudo técnico analisado por diretores em licenciamento, os gestores florestais”.
Durante a audiência foram transmitidas matérias veiculadas na imprensa local sobre os acidentes ocorridos na AL 220. O prefeito Marlan Ferreira, que era contra a proposta mostrou posição favorável após análise das estatísticas. “Audiência pública é o meio mais democrático que existe para debatermos os problemas. Eu era contra a retirada das árvores, mas depois de eu me debruçar nas estatísticas e nos problemas que elas vêm causando hoje sou um defensor dessa retirada, desde que sejam replantadas três espécies a cada árvore removida. O que devemos preservar é a nossa vida, como ficou claro na audiência pública, que foi muito positiva. Esse é um meio importante que temos para debater os problemas que nos aflige”, considerou o prefeito.
Regineide Alcântara representou as famílias enlutadas pelos acidentes da AL 220. Após falar um pouco sobre a dor que sente após a perda de seus pais e sobrinho no dia 15 de setembro deste ano, ela convidou a todos para uma grande manifestação que vai acontecer dia 13 de janeiro, onde irá pedir soluções para evitar os constantes acidentes no trecho que vai de Campo Alegre a São Miguel dos Campos.

por Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário