domingo, 15 de abril de 2012

Mensagem da Semana: A parte mais importante...

Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou 
qual era a parte mais importante do corpo. 
Eu achava que o som era muito importante 
para nós, seres humanos, então eu disse: 
- Minhas orelhas, mãe. 
- Não.
Disse ela: - Muitas pessoas são surdas... Mas, continue 
pensando sobre este assunto. Em outra oportunidade eu 
voltarei a lhe perguntar. 
Algum tempo se passou até que minha mãe me perguntou 
outra vez. 
Eu havia pensado bastante e imaginava ter encontrado a 
resposta correta. 
Assim, desta vez eu lhe disse: 
-Mãe, a visão é muito importante para todos, então, 
devem ser os nossos olhos. 
Eu havia errado outra vez! 
Ela me olhou e disse: 
- Você está aprendendo rápido, mas, a resposta, ainda,
não está correta, porque há muitas 
pessoas que são cegas... 
Continuei minha busca, por conhecimento, ao longo do tempo. 
Minha mãe voltou ao assunto várias vezes, mas, a cada resposta 
minha, ela retrucava: 
- Não. Mas, você está ficando mais esperta 
a cada ano. 
Então, um dia , meu avô morreu. Todos estavam tristes.
Todos choravam. Até mesmo meu pai, que eu nunca o havia 
visto chorar. Minha mãe me olhou quando fui dar o meu 
adeus ao vovô. Perguntou-me:
- Você já sabe qual a parte do corpo mais importante? 
Fiquei, um tanto, chocada por ela me fazer a pergunta, 
justamente, naquele momento. Sempre achei que era 
apenas um jogo entre nós duas. 
- Hoje é o dia que você necessita aprender esta impor-
tante lição, disse ela. 
Ela me olhou de um jeito que só uma mãe pode fazer e 
falou:
- Minha querida, a parte do corpo mais importante 
são os seus ombros. Intrigada, perguntei:
- Porque eles sustentam a minha cabeça? 
- Não. Respondeu ela, é porque podem apoiar a cabeça 
de um amigo ou de alguém amado quando eles choram. 
Todos precisam de um ombro para chorar em algum 
momento da vida.
Naquela ocasião eu descobri qual a parte do corpo mais
importante. Descobri, também, a importância de ser 
"simpático" à dor dos outros. 
Porque, naquele momento, quem precisou de um ombro fui eu. 
- Espero que você tenha bastante amor e amigos e que seus 
ombros estejam sempre à disposição quando alguém precisar,
disse-me ela. 
"As pessoas esquecerão do que você fez... mas, as pessoas 
nunca esquecerão do que você as fez sentir." 
"Os bons amigos são como estrelas... Você nem sempre as vê 
mas sabe que sempre estão lá." 

Marcelo A. Raymundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário