quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Campo Alegre: Um ano sem Matadouro

Foto Davi Herculano



No último dia 4, deste mês completou um ano que Campo Alegre está sem um Matadouro Municipal, que foi fechado pelo Ministério Público juntamente com técnicos da ADEAL, que ao realizaram uma vistoria no Matadouro Público detectaram algumas irregularidades. Sendo assim interditado. 


Foto Davi Herculano
Mas, já algum tempo (bem antes do Fechamento) o município de Campo Alegre já tinha garantidos os recursos para construção de um novo matadouro municipal, que será regional, onde as obras já foram iniciadas e teve o licenciamento ambiental do IMA, que expediu todos os laudos necessários. 


O Matadouro Municipal Deninson Costa de Amorim, alçado em R$ 537 mil teve suas obras iniciadas, mas estão paralisadas devido a uma diferença na planta baixa entre o projeto inicial e o projeto em execução, as modificações foram enviadas a Caixa Econômica Federal, que falta aprovar as modificações para que as obras tenham continuidade.

Enquanto o novo matadouro não é concluído, abate de animais para comercialização na feira livre de Campo Alegre e de Luziápolis passou a ser feito no Matadouro de Arapiraca.Quando construído deverá atender possivelmente também a outros município da região. 


'Tenham consciência e tratem de mudar essa realidade, porque vou fechar todos’, disse auditor ao fechar mais um matadouro .

Dos 86 matadouros públicos em Alagoas, 27 foram fechados pela ADEAL por falta de condições sanitárias para a realização das suas atividades.

Os problemas de se ter um matadouro fechado, aqui na região de Campo Alegre não se restringe apenas a cidade carinho, mas também cidades vizinhas como Teotônio Vilela e Limoeiro de Anadia, que será atendido por um matadouro regional. 

Uma reunião discutiu a situação dos matadouros públicos de Alagoas na manhã desta segunda-feira (13) na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Com o presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) com os prefeitos dos municípios alagoanos. A intenção é agilizar o processo de adequação dos estabelecimentos municipais.
Antigo Matadouro: Foto Blog do Márcio José

Foto Davi Herculano

Foto Davi Herculano

Nenhum comentário:

Postar um comentário