sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entrevista com o Vereador Jura. O papel do legislativo.




Na ultima quinta-feira realizei uma entrevista com o Vereador Jura - PSDB, em que foram abordados vários aspectos políticos de Campo Alegre, também alguns pontos polêmicos, para facilitar a leitura o texto foi dividido em vários tópicos, confira a entrevista e veja a opinião do Vereador.



O papel do vereador


Sobre o papel do legislativo foi perguntado ao vereador a função da câmara, o chamado parlamento mirim, pois as pessoas confundem muito a função desta. O vereador relatou que as atribuições da câmara são, na verdade as mesmas de qualquer legislativo não só do mirim, mas também das assembleias legislativas, da câmara federal e do senado, que têm que fiscalizar como manda a lei, ou seja, são órgãos fiscalizadores, e também com poder de criar certas leis, pois algumas leis são de incumbência do executivo, aquelas que geram despesas.

O vereador disse que principalmente nas cidades do interior os vereadores se desviam de sua real função, uma vez, que partem para o assistencialismo, o problema às vezes ocorre também porque aprovam leis que muitos não têm nem conhecimento do que está sendo aprovado. Dessa forma, esse assistencialismo tem encarecido as campanhas eleitorais, declarou Jura.

 Leis aprovadas na Câmara de proposição dos vereadores

Sobre as leis aprovadas pelo parlamento mirim em Campo Alegre, tem a lei da meia-entrada, a lei do dia da folga no aniversário do servidor público, a lei do conselho da mulher, e a destinação de recursos para entidades que estejam implantadas há dois anos em nosso município, tem também a destinação de recursos por utilidade pública, como para a comunidade Gênesis, a LEAL (Liga de Esportes de Luziápolis).

O vereador falou também do transporte escolar dos universitários, que quando houve a resolução do problema, citaram apenas a Nadja, mas os vereadores participaram como Jura Benedito Roberto e Toinho e Dema, segundo ele, deveria ter sido divulgado que eles também ajudaram.

Bancada da Câmara 

Sobre a oposição ele falou praticamente todos são da bancada do prefeito, pois o vereador Zé Braz, e o Djalma em determinados momentos se mostraram favoráveis ao que o executivo propôs para  votar.

 Aumento do número de vereadores

Em relação ao aumento, do número de vereadores, disse ser favorável, uma vez que muitos candidatos fazem um grande investimento financeiro, ele se colocou favorável, pois consiste numa forma de se democratizar mais, e se reduzir gastos eleitorais.

Disse também: "nada do que foi feito foi ilegal, apenas cumprimos o que determina a lei".

Sobre Campo Alegre ter o mesmo de vereadores que Arapiraca, afirmou: “que para Arapiraca, era muito, mas muito pouco mesmo, pois Arapiraca tem mais de  200 mil habitantes”. Esse aumento do número dos vereadores só tende a fortalecer a democracia, e com esse aumento facilita as coisas para o município, pois dá maior participação popular, disparou o parlamentar.


Falou da participação que esse aumento com certeza vai contribuir para o desenvolvimento do município, além de que Luziápolis(com uma população de de vinte habitantes), que só tem dois vereadores, a Chã da Imbira um, e o Povoado Belo Horizonte nenhum e também a Usina Porto Rico não tem representante, a Pimenteira tem dois, e com esse aumento facilita.

Títulos de cidadão Honorário

Sobre o título de cidadão honorário proposto pelo vereador Van do Careca, disse que este título já havia sido dado pelo povo, que nas eleições de   2010 concederam ao deputado mais de 3600 votos, sendo o deputado mais votado, lembrou Jura que Joãozinho fez apenas uma caminhada e com o apoio de poucas lideranças e teve a votação tão expressiva. Então, disse a proposição do Vereador Van do Careca foi só para formalizar, o que a população já havia concedido ao Joãozinho Pereira. 

Fiz uma comparação com o título concedido a Ciro Gomes, que foi proposto pelo ex-deputado Álvaro Guimarães, e perguntei se esses títulos eram só por critérios políticos, ele disse que a concessão depende muito do momento político, mas que no caso do Deputado ele vem fazendo um trabalho social muito bom em Luziápolis, já a mais de três anos. Declarando, ainda que por Luziápolis já estava mais do que na hora, mas que para Campo Alegre talvez fosse cedo, fazendo questão de dizer  é mais do que merecido esse título.

Feira das verduras

Sobre a feira das verduras, que o nosso blog fez uma matéria sobre o assunto o vereador se mostrou favorável, dizendo que existem pessoas que não gostam de ir à feira logo cedo. E disse que os comerciantes do nosso município também podem e deveriam colocar suas bancas.

Seu maior sonho
.
Eu perguntei qual seu objetivo, ele disse conquistar o seu quinto mandato. Ainda questionei se ele tinha vontade de ser prefeito, mas ele afirmou que as pessoas são muito imediatistas, e que não querem esperar para colher, e também os eleitores preferem votar em quem tem muito dinheiro.

Nas considerações finais agradeceu pelo espaço aberto pelo blog, e disse que quer e está trabalhando todos os dias para ver Campo Alegre melhor. Fez questão de dizer que todos os dias de segunda a sexta está na câmara, sempre servindo ao povo e atendendo sempre as pessoas que o procuram.

“O texto a cima é uma reportagem democrática, a referida entrevista tem se seu áudio gravado em nossos arquivos, as respostas do Vereador Jura não correspondem necessariamente com a opinião do blog, configurando-se as opiniões do vereador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário