Em toda campanha eleitoral deve existir uma equipe técnica para acompanhar os dados estatísticos sobre os postulantes aos cargos, e principalmente aos cargos do executivo.
Dessa maneira, a pesquisa eleitoral aparece como uma ferramenta capaz de definir os rumos da campanha, permitindo ao candidato mobilidade para agir e se tiver uma boa equipe, superar as baixas que por ventura surgirem ao longo da caminhada.
Observando os fatos dessa forma, é interessante perceber que aqui em Campo Alegre, não foi registrada nenhuma pesquisa eleitoral. Mas, é claro que as mesmas aconteceram, e que serviram apenas para consumo interno de seus grupos. Só que essas pesquisas não foram divulgadas. Isso deve acontecer talvez, porque os virtuais candidatos não acharam interessante a divulgação da mesma.
Ainda sobre a pesquisa, ela também tem um efeito de aumentar as intenções de votos para o candidato que largar na dianteira, o eleitor ainda tem aquela idéia, que votar em quem não ganha é perder o voto.
Mas, por outro lado se o candidato que estiver bem nas pesquisas não souber administrar bem sua campanha, será o candidato mas bombardeado e com isso acontece, o que podemos chamar de efeito genipapo (quem já viu um genipapo caído no chão maduro!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário