sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Governo do Estado entrega Unidade Básica de Saúde em Campo Alegre

por Agência Alagoas

UBS foi construída com recursos do Tesouro Estadual

O Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Vieira Temóteo no município de Campo Alegre. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e da prefeita Pauline de Fátima Pereira Albuquerque.

A UBS, construída com recursos do Tesouro Estadual, visa melhorar o atendimento prestado à população assistida pelo Programa Saúde da Família (PSF) nos povoados de Aldeia, Belo Horizonte e Benedito de Lira. A unidade faz parte do programa Alagoas Tem Pressa e conta com salas de vacinação, nebulização e procedimentos, além de farmácia, escovódromo e consultórios médico e odontológico.

Durante o pronunciamento, o governador enfatizou que o investimento na Atenção Primária é fundamental pelo fato de dar assistência à população já no primeiro momento de necessidade. “Para fortalecer o princípio do atendimento básico no próprio município, evitando o deslocamento para a capital ou cidades vizinhas, é preciso que a UBS funcione com a estrutura de profissionais, equipamentos e medicamentos”, disse Teotonio Vilela Filho.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, anunciou que a UBS de Campo Alegre representa mais um recurso do Governo do Estado destinado à Atenção Primária de Alagoas. “A inauguração da UBS representa também mudança do curso da gestão municipal, que demonstra o compromisso em utilizar o recurso em benefício da população”, afirmou.

Para alcançar Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) – o município tem o menor do Estado (3,57) –, a prefeita Pauline de Fátima Pereira Albuquerque mencionou a abertura do laboratório do município, que atende 80 pacientes ao dia e realiza a entrega de exames em apenas três dias, com o apoio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen).

A prefeita destaca também que o hospital já está com o internamento em pleno funcionamento e, em breve, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o município vai contar com o Pronto Atendimento de Parto Normal. Ainda durante a solenidade, a prefeita entregou ao secretário Alexandre Toledo a planilha do Pronto Atendimento 24 horas no povoado de Luziápolis.

O deputado estadual Joãozinho Pereira, que também participou da inauguração, mencionou que a solenidade de entrega da UBS no início do mandato é a resposta do compromisso da nova gestão, que tem a responsabilidade de mantê-la, avançando com as ações de Saúde no município.

Homenageado

Durante a solenidade de abertura, o irmão do homenageado, Manoel Vieira Temóteo, narrou a história de vida de Luiz Vieira Temóteo, que foi empresário, homem público e cidadão. O governador Teotonio Vilela Filho prestou homenagem à esposa de Luiz Vieira Temóteo com a entrega de rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário