quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Queimadas em canaviais deixam municípios do agreste sem energia


Pelo menos 12 municípios do agreste de Alagoas ficaram sem energia na tarde desta quinta-feira (13), por causa de queimadas em canaviais, embaixo da rede elétrica. O fogo atingiu três linhas de alta tensão da Eletrobras Distribuição Alagoas, que saem da subestação da Chesf, em Penedo e leva energia ao agreste.

Entre os municípios afetados estão Junqueiro, São Sebastiao, São Brás, Traipu e Girau do Ponciano, que tiveram o fornecimento interrompido por aproximadamente 20 minutos e Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Limoeiro do Anadia, Lagoa da Canoa, Traipu e Arapiraca, prejudicados com aproximadamente 50 minutos de interrupção.

As queimadas de cana têm sido um problema nessa época do ano. O fogo atinge cabos elétricos de alta ou média tensão, causando curto-circuito e, consequentemente, a imediata interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Nos meses de novembro e dezembro foram registradas 16 (dezesseis) ocorrências que ocasionaram o desligamento e diversas outras com afundamentos de tensão nas linhas da Eletrobras Distribuição Alagoas e da Chesf.

Por conta de queimadas, mais de 146 mil famílias já foram prejudicadas, além do comércio e indústrias da região. Esses problemas também ocorrem na região do Baixo São Francisco e Zona da Mata.

A distribuidora alerta que a faixa de servidão (faixa de passagem das redes elétricas) deve ser obedecida desde a plantação e manejo, até a queimada da cana, que é proibida onde existam redes elétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário