sábado, 25 de agosto de 2012

Concurso abre 400 vagas para Polícia Civil; confira edital

São 240 vagas para agente de Polícia, 120 vagas para escrivão e 40 para delegado; todos os cargos exigem formação superior


por Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), abre inscrições para o concurso da Polícia Civil (PC) neste sábado (25). O edital oferece 400 vagas, sendo cinco por cento destas destinadas aos portadores de deficiência, conforme prevê o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999. O concurso integra as ações do Governo de Alagoas para reduzir a criminalidade, conforme previsto no programa Brasil mais Seguro – Alagoas.

Os candidatos disputarão 400 vagas, distribuídas em três cargos: agente de polícia, 240 vagas (sendo doze delas para deficientes) e salário de R$ 2.071.80 para 40 horas; delegado de polícia, 40 vagas (duas delas para deficientes), com salário de R$ 12.593,22 e 40 horas semanais; e escrivão de polícia, 120 vagas (seis delas para deficientes), R$ 2.071,80 de salário e 40 horas.

O concurso será realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e pela PC/AL.

A seleção para os cargos compreenderá duas etapas. As inscrições só poderão ser feita via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pc_al_12.

Os candidatos interessados nos cargos de Agente e Escrivão precisam ter mais de 18 anos e possuir nível superior completo em qualquer área. Para o cargo de Agente, é necessário também ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B”, no mínimo. Aqueles que pretendem disputar uma das vagas de Delegado devem ter mais 18 anos e nível superior em Direito. Outros requisitos exigidos para os cargos específicos podem ser consultados no edital.

O valor da inscrição para os cargos de Agente e Escrivão é de R$ 96,00. Para o cargo de Delegado a taxa é de R$ 152,00. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pela Lei Estadual nº 6.873, de 10 de outubro de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas de 11 de outubro de 2007, regulamentada pelo Decreto nº 3.972, de 30 de janeiro de 2008. O candidato que se enquadrar nas normas estabelecidas pela lei e que desejar isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá entregar a documentação exigida no edital.

A primeira etapa do concurso compreenderá provas objetivas, com as disciplinas: Língua Portuguesa, Noção de Informática, Noção de Direito Constitucional, Noção De Direito Administrativo, Noção de Direito Penal, Noção de Direito Processual Penal, Legislação Complementar e Medicina Legal, para os cargos de Escrivão e Agente de Polícia. Para o cargo de Delegado de Polícia, as disciplinas serão: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Legislação Complementar e Medicina Legal. Também fazem parte da primeira etapa as provas discursivas; prova de capacidade física; prova prática de digitação, para o cargo de Escrivão de Polícia; avaliação psicológica; avaliação de títulos, para o cargo de Delegado de Polícia; investigação social e de conduta pessoal e exames médicos.

A segunda etapa consistirá de Curso de Formação Policial, de responsabilidade da Polícia Civil. Ambas as etapas serão realizadas na cidade de Maceió.

As avaliações serão aplicadas nos dias 10 e 11 de novembro. No primeiro dia, no período da tarde, apenas os candidatos para Delegado farão as provas objetivas e discursivas, com duração de 5h. No segundo dia pela manhã, serão os candidatos para o cargo de Escrivão, e a tarde, para Agente. Ambas as provas terão 4h30 de duração.

O edital pode ser conferido aqui.

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