sábado, 18 de agosto de 2012

Alagoas apresenta a pior nota do IDEB do Brasil

A Rede Pública de Alagoas aparece em último lugar tanto na Rede Básica como nas Fundamentais e Médias de ensino. É o que aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2011, divulgado nesta terça-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC).


Que a educação em Alagoas nunca foi boa todos nós sabemos, que está piorando estávamos sentido, que realmente piorou, agora temos a prova.

Estamos lá mais uma vez no último lugar, na lanterna e piorando, com viés de baixa como diz os economistas.


Os dados divulgados dizem respeito a toda educação de Alagoas, seja privada, seja pública estadual ou municipal, porem devo destacar que é a Secretaria de Estado da Educação a responsável pela política educacional do estado. É a Secretaria de Educação que tem a obrigação de definir e acompanhar toda política relacionada à educação. E o número do IDEB nos mostra um descaso da Secretaria com a rede própria e com a rede municipal e mesmo a privada.

Será que com este dado agora vamos continuar vendo aquelas peças de ficção na mídia local dizendo que: “Nunca se fez tanto pela educação em Alagoas”?

Acho que o melhor é assumir a tragédia e buscar, com humildade, a solução. Talvez uma peça publicitária dizendo que:


-Conforme divulgado o nosso IDEB é o pior do Brasil e o governo conclama os educadores, os pais, os alunos e toda a sociedade a se engajarem em um plano de recuperação da educação de nosso estado - ah! tem que ter um bom plano. Talvez fosse a melhor medida. Acho que o primeiro passo é reconhecer a situação e não ficar negando-a.

Para refletir reproduzo aqui um trecho do discurso do Bill Gates, sobre a educação:


“Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas oportunidades precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está DESPEDIDO, RUA!!!. Faça certo da primeira vez”


O que dizer daqui que não tem escolas à altura dos desafios? O que dizer aos jovens alagoanos que não têm a oportunidade sequer de tentar vencer? O que falar dos “administradores” responsáveis pela educação em nosso estado?



Meu caro amigo temos que reagir, não podemos continuar nesta passividade. Temos que cobrar solução rápida. É através da educação que poderemos mudar este quadro caótico que está aí. As associações, os sindicatos devem se unir e solicitar do Ministério Público uma intervenção urgente neste caos que é a educação de Alagoas.



Chega!!!!!!!!!!!!!!!

Na mesma semana em que o desempenho do estado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) chamou atenção por apresentar números negativos, a presidente di Dilma aproveitou para dizer que está com os olhos voltados para a educação em Alagoas. “Nenhum país se desenvolveu sem apostar na educação integral e é isso que vamos fazer”, afirmou.

blog do Davi Herculano com blog do Prof. José Queiroz( cadaminuto.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário