domingo, 18 de março de 2012

E nesse ano vai ter Pastoril? Ou será que vai ser um universo multicolorido

Mais uma vez estamos prestes a assistir uma apresentação (disputa), entre o cordão encarnado e o cordão azul anil. É aquele pastoril que a cada quatro anos é dançado com mais fervor,  mais tenso, em que partidários defendem com unhas e dentes suas cores (as vezes no sentido literal, mesmo!), em busca do coração dividido de Diana.

Mas, como vem se comportando as lideranças, parece que dessa vez será dançado com uma cantiga multicolorida. O que sempre na verdade foi: uma música de apenas duas notas. Parece que enfim, descobriram o fantástico mundo das cores.
Assim como no pastoril tem a mestra do cordão encarnado e a contramestra do cordão azul, onde cada uma quer mais aplausos pra o seu lado, e aquele cordão que obter mais aplausos leva vitória.

Nos pleitos municipais em Campo Alegre quase sempre foram dois partidos com chances reais, independente das cores utilizadas, a trilha musical sempre foi o bom e velho Pastoril. Mas com a modernidade resolveram então trocar de CD (ou até mesmo o pen-drive!) e utilizar como fundo musical, quem sabe mesmo uma aquarela (será a do Brasil!).

A essa altura da apresentação parece muito estranho o fato dessas "lideranças" não terem se agrupado no cordão azul, ou  no cordão encarnado, ao que tudo indica preferiram mesmo,  se espalhar. Dando a entender,  que dessa vez o que vai reinar é um universo multicolorido, quem sabe com mais de dois candidatos a carregar as chave das portas municipais.

Nessa indefinição fica Diana (o povo), que não mais defenderá talvez apenas o encarnado e anil do céu, e sim uma tela de várias cores. E nesse imbróglio político fica a pergunta: Quem acredita que  que sairá mais de dois candidatos a prefeito em Campo Alegre? Ou será que as lideranças se agrupam? A enquete está lançada votem.

E aos que gostam do Pastoril fica uma cantiga

Boa-noite, meus senhores todos 
Boa-noite, senhoras também;
Somos pastoras
Pastorinhas belas
Que alegremente
Vamos a Belém.

Sou a Mestra Do Cordão encarnado
O meu cordão
Eu sei dominar
Eu peço palmas
Peço riso e flores
Ao partidário
Eu peço proteção.

Sou a contramestra
Do cordão azul
O meu partido
Eu sei dominar
Com minhas danças
Minhas cantorias
Senhores todos
Queiram desculpar

A Diana, enquanto mediadora, cantava:

Sou a Diana, não tenho partido
O meu partido são os dois cordões,
Eu peço palmas,
Peço riso e flores Ó meus senhores, sua proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário