quarta-feira, 27 de março de 2013

Procon orienta consumidores para compras do pescado



A Semana Santa chegou e o consumidor deve ficar atento à validade e armazenamento dos produtos típicos desta época do ano. Para evitar problemas, o Procon Arapiraca orienta os consumidores a ficar atentos a qualidade dos produtos e assim evitar transtornos.
O consumidor deve observar as características dos produtos, especialmente os peixes e crustáceos em geral, uma vez que são bastante perecíveis.
“No caso do peixe, o consumidor deve observar se os olhos estão brilhantes, a pele está firme e sem manchas, as guelras com cores vivas e as escamas bem presas ao corpo”, afirmou a Coordenadora adjunta do órgão, Eulina Leandro.
Para comprar peixe cortado em postas, é ideal que elas sejam cortadas no momento da compra. Caso já estejam cortadas, o consumidor deve observar a textura da carne que deve estar firme, sem deixar esquecer as condições de higiene e armazenamento do estabelecimento.
Outro fator ao qual o consumidor deve estar atento é que, uma vez descongelado o peixe ou crustáceo não pode mais ser recongelado, a não ser que tenha mudado de estado, o alimento cru só pode voltar ao congelador depois de cozido.
Existe um teste simples que é muito utilizado pelos consumidores e que também ajuda a verificar se o produto está em bom estado de conservação. Ao pressionar os dedos sobre a carne do pescado, o consumidor deve observar se a mesma demora ou não retornar à posição original. Caso demore ou não retorne à posição original, o pescado já não se encontra fresco, podendo está estragado. A carne deve ser elástica e firme.
Por fim, o Procon Arapiraca orienta o consumidor a pesquisar os preços. Uma boa pesquisa vai ajudar o consumidor a levar a compra mais acertada. E em caso de desrespeito ao direito do consumidor, este deve procurar o Procon Municipal de Arapiraca, localizado à Rua São Francisco, 133, centro, defronte ao Hospital Regional de Arapiraca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário